Método Montessori: o que é e como funciona

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Atualizado em 27/05/2025


O método Montessori foi desenvolvido na Itália em 1907, pela médica e pedagoga Maria Montessori.



O método Montessori foi desenvolvido com crianças com faixa etária entre 4 e 6 anos e privilegiou o desenvolvimento de atividades que estimulassem o raciocínio lógico-espacial.


Seus princípios são: liberdade, atividade, vitalidade e individualidade.


Quer saber mais sobre o método Montessori e como ele funciona? Então olha só o que você vai ver nesse artigo:


  • O que é o método Montessori?;

  • Qual a história do método Montessori?;

  • Quais os benefícios do método Montessori?;

  • Como é uma escola montessoriana?;

  • Escolas Montessorianas perto de mim!


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O que é o método Montessori?

O método Montessori é pautado principalmente na liberdade e individualidade da criança. Ou seja, no campo pedagógico acredita-se que ela pode seguir de forma natural e individual o curso do seu desenvolvimento.


Com  um ambiente preparado e atraente, repleto de materiais didáticos e multissensoriais, os alunos escolhem atividades que chamam mais a sua atenção e interesse.


Tornando o professor uma figura de acompanhamento, tomando a frente apenas em situações pontuais e necessárias.


E claro, é possível aplicar a metodologia Montessori dentro de casa! Veja algumas dicas de como fazer isso:


  • Evite o “não” no dia a dia: sabemos que lidar com a agitação natural da criança pode não ser fácil muitas vezes, mas limitar o seu movimento pode impedir o seu aprendizado natural.


Nessa fase, ela está compreendendo o que é “certo” e “errado”, mostre como fazer determinadas atividades e deixe-a aprender com seus próprios erros.


Mas atenção! É importante estar por perto para interferir caso seja necessário. O adulto ainda precisa assumir o papel de guia dentro da metodologia Montessori.


  • Permita a autonomia da criança: como mencionamos anteriormente, o método Montessori acredita na individualidade infantil, sendo assim, incentive seu filho a fazer atividades básicas do dia a dia.


Calçar os sapatos, escovar os dentes, arrumar a própria cama, dessa forma ele se sentirá sempre motivado a estar realizando as próprias tarefas.


  • Estimule a criatividade: permita que a criança explore o ambiente e incentive que isso seja feito.


A curiosidade é um dos principais fatores de aprendizado, por isso sempre esteja estimulando o interesse do pequeno.


  • Entenda que cada criança tem o seu tempo: sabemos que durante a primeira infância existem alguns marcos de desenvolvimento importantes que deixam alguns pais ansiosos.


Mas é importante entender que cada criança tem o seu tempo de aprender e se desenvolver, não seja injusto com ela e não se cobre demais.


E claro, também é possível adaptar uma casa com alguns móveis Montessori e também incentivar a criança com atividades também criadas pela pedagoga.

Qual a história do método Montessori?

A pedagogia Montessori foi desenvolvida pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori (1870-1952), que foi também a primeira médica mulher formada na Itália.


Durante a faculdade, ela percebeu que as crianças com deficiência mental, até então consideradas ineducáveis pela sociedade, apresentavam um bom desenvolvimento quando recebiam uma educação que estimulava a coordenação motora e respeitava a autonomia de cada uma.


Posteriormente, ela aplicou esses estudos para as demais crianças.


Por isso, um conceito central na pedagogia Montessoriana é que o ser humano nasce com capacidade para autoeducar-se, nesse sentido, cabe à escola permitir que a criança conduza o próprio aprendizado.


Nas palavras de Maria Montessori, é o princípio do “ajude-me a agir por mim mesmo”. Assim, cabe ao professor desenvolver a autonomia dos alunos no processo de aprendizado.



Quais os benefícios do método Montessori?

A teoria montessoriana é conhecida por ser muito benéfica para o desenvolvimento infantil. Mas afinal, que benefícios são esses? Separamos alguns para você dar uma olhada:


  • Desenvolvimento da independência e autoconfiança;

  • Estímulo à criatividade;

  • Desenvolvimento da coordenação motora e habilidades cognitivas;

  • Auxilia na habilidade de resolução de problemas e conflitos;

  • Promove boa autoestima;

  • Ajuda no controle da ansiedade; 

  • Aumenta a sensibilidade;

  • Desenvolve um bom senso de comunidade e compartilhamento;

  • Entre outros!


A Organização Montessori do Brasil (OMB), estima que atualmente, existam de 70 a 120 escolas que aplicam o método em todo país.


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A criança no método Montessori

O método Montessori foi desenvolvido com crianças e, segundo seu ponto de vista, são elas as construtoras da humanidade.


Por isso, o pilar dessa metodologia é tornar os pequenos cada vez mais independentes dos adultos.


Para Montessori, o desenvolvimento ocorre em etapas, chamadas de Planos de Desenvolvimento e em cada fase, as crianças buscam um novo nível de independência em relação aos adultos. 



1º plano de desenvolvimento (0 a 6 anos)

Nesta primeira fase da vida, as crianças têm dois grandes objetivos: entender como o mundo funciona e ganhar independência dos adultos.


Entender como o mundo funciona começa com a criança absorvendo imagens, linguagem, regras e cultura, além das leis físicas, químicas e biológicas.


A independência física é outro aspecto importante desse desenvolvimento inicial. Pode ser resumida em uma frase dita pelas crianças: “Me ajuda a fazer sozinho”. 

2º plano de desenvolvimento (6 a 12 anos)

Com a independência física conquistada, elas agora desejam explorar outros mundos, que não podem ser tocados.


Esses mundos incluem outros continentes, o universo, civilizações antigas, a Terra em sua formação e a história da evolução dos animais.


O papel do adulto no Segundo Plano é fornecer elementos para compreensão e permitir a reflexão livre – através de perguntas, histórias, diálogo e tempo. A socialização se torna cada vez mais importante, até a chegada da adolescência.

3º plano de desenvolvimento (12 a 18 anos)

Para um adolescente, a parte mais importante do dia a dia é estar com outros adolescentes. Eles valorizam a socialização sem a presença ou ajuda dos adultos. Portanto, nessa etapa, a independência que estão conquistando é social.


Também é importante para eles entender como a sociedade funciona: cidade, cultura, ideologia, economia, ciência e política. Eles querem pertencer a um grupo e serem aceitos como são, sem precisar se encaixar. 

4º plano de desenvolvimento (18 a 24 anos)

O início da vida adulta é um estágio importante para Montessori. Após sair da escola e ingressar na universidade ou cursos profissionais, o adulto busca entender seu caminho e seu propósito. Montessori usa o termo "Papel Cósmico" para explicar isso.


O contrato de trabalho define nosso papel individual e garante nosso sustento. Já o papel cósmico é o que mantém o equilíbrio do universo. Todos os adultos têm um papel cósmico.


Um adulto que encontra sua contribuição para o mundo e se torna bom nisso, sem se render ao poder e à posse, terá encontrado o caminho para criar um mundo melhor. Esse adulto terá alcançado um bom desenvolvimento pessoal e profissional.

Como é uma escola montessoriana?

A escola montessoriana pretende desenvolver a autonomia do aluno, com ênfase nas suas habilidades físicas, sociais e psicológicas. Por isso, há um importante processo de observação por parte do professor, que primeiro deve identificar as potencialidades e os limites dos estudantes.


Maria Montessori foi uma grande crítica do modelo de sala de aula tradicional, em que os alunos possuem lugar definido e um único professor ensina vários estudantes ao mesmo tempo, desconsiderando as particularidades de aprendizado deles.  


Por isso, em uma escola montessoriana, a sala de aula possui crianças espalhadas, tanto sozinhas como em pequenos grupos, concentradas em exercícios. Já o professor fica em meio aos alunos, auxiliando no que for preciso ou observando. 


Além disso, não existe recreio, já que a teoria montessoriana não diferencia o lazer da atividade didática. Também, nessas escolas, não há um único livro com texto, pois os estudantes aprendem a pesquisar nas bibliotecas ou na internet, construindo um repertório teórico de modo autônomo, orientados pelo professor.


Nas salas de aulas, o espaço é construído e organizado para permitir que as crianças façam movimentos livres, possibilitando a elas desenvolver tanto a coordenação motora como a iniciativa pessoal. Isso porque no método montessoriano a atividade sensorial e motora são essenciais no processo de ensino e aprendizado.


Afinal, a pedagogia de Montessori não tem como foco apenas o conteúdo, mas também a forma de adquirir conhecimento e de se relacionar com o mundo. Assim, há um estímulo para que as crianças exerçam a curiosidade natural de tocar e manipular o que estiver ao seu alcance.


A médica e pedagoga Maria Montessori afirmava que, na infância, o abstrato passa pelo concreto, isto é, a criança precisa conhecer o mundo pelas mãos e pelos movimentos para conseguir interpretá-lo. Por isso, o professor deve chamar a atenção dos alunos para algumas características dos objetos, por exemplo, a forma, o tamanho, o cheiro, o barulho, a forma. 


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