Atualizado em 27/05/2025
O método Montessori foi desenvolvido na Itália em 1907, pela médica e pedagoga Maria Montessori.
O método Montessori foi desenvolvido com crianças com faixa etária entre 4 e 6 anos e privilegiou o desenvolvimento de atividades que estimulassem o raciocínio lógico-espacial.
Seus princípios são: liberdade, atividade, vitalidade e individualidade.
Quer saber mais sobre o método Montessori e como ele funciona? Então olha só o que você vai ver nesse artigo:
O que é o método Montessori?;
Qual a história do método Montessori?;
Quais os benefícios do método Montessori?;
Como é uma escola montessoriana?;
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O que é o método Montessori?
O método Montessori é pautado principalmente na liberdade e individualidade da criança. Ou seja, no campo pedagógico acredita-se que ela pode seguir de forma natural e individual o curso do seu desenvolvimento.
Com um ambiente preparado e atraente, repleto de materiais didáticos e multissensoriais, os alunos escolhem atividades que chamam mais a sua atenção e interesse.
Tornando o professor uma figura de acompanhamento, tomando a frente apenas em situações pontuais e necessárias.
E claro, é possível aplicar a metodologia Montessori dentro de casa! Veja algumas dicas de como fazer isso:
Evite o “não” no dia a dia: sabemos que lidar com a agitação natural da criança pode não ser fácil muitas vezes, mas limitar o seu movimento pode impedir o seu aprendizado natural.
Nessa fase, ela está compreendendo o que é “certo” e “errado”, mostre como fazer determinadas atividades e deixe-a aprender com seus próprios erros.
Mas atenção! É importante estar por perto para interferir caso seja necessário. O adulto ainda precisa assumir o papel de guia dentro da metodologia Montessori.
Permita a autonomia da criança: como mencionamos anteriormente, o método Montessori acredita na individualidade infantil, sendo assim, incentive seu filho a fazer atividades básicas do dia a dia.
Calçar os sapatos, escovar os dentes, arrumar a própria cama, dessa forma ele se sentirá sempre motivado a estar realizando as próprias tarefas.
Estimule a criatividade: permita que a criança explore o ambiente e incentive que isso seja feito.
A curiosidade é um dos principais fatores de aprendizado, por isso sempre esteja estimulando o interesse do pequeno.
Entenda que cada criança tem o seu tempo: sabemos que durante a primeira infância existem alguns marcos de desenvolvimento importantes que deixam alguns pais ansiosos.
Mas é importante entender que cada criança tem o seu tempo de aprender e se desenvolver, não seja injusto com ela e não se cobre demais.
E claro, também é possível adaptar uma casa com alguns móveis Montessori e também incentivar a criança com atividades também criadas pela pedagoga.
Qual a história do método Montessori?
A pedagogia Montessori foi desenvolvida pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori (1870-1952), que foi também a primeira médica mulher formada na Itália.
Durante a faculdade, ela percebeu que as crianças com deficiência mental, até então consideradas ineducáveis pela sociedade, apresentavam um bom desenvolvimento quando recebiam uma educação que estimulava a coordenação motora e respeitava a autonomia de cada uma.
Posteriormente, ela aplicou esses estudos para as demais crianças.
Por isso, um conceito central na pedagogia Montessoriana é que o ser humano nasce com capacidade para autoeducar-se, nesse sentido, cabe à escola permitir que a criança conduza o próprio aprendizado.
Nas palavras de Maria Montessori, é o princípio do “ajude-me a agir por mim mesmo”. Assim, cabe ao professor desenvolver a autonomia dos alunos no processo de aprendizado.
Quais os benefícios do método Montessori?
A teoria montessoriana é conhecida por ser muito benéfica para o desenvolvimento infantil. Mas afinal, que benefícios são esses? Separamos alguns para você dar uma olhada:
Desenvolvimento da independência e autoconfiança;
Estímulo à criatividade;
Desenvolvimento da coordenação motora e habilidades cognitivas;
Auxilia na habilidade de resolução de problemas e conflitos;
Promove boa autoestima;
Ajuda no controle da ansiedade;
Aumenta a sensibilidade;
Desenvolve um bom senso de comunidade e compartilhamento;
Entre outros!
A Organização Montessori do Brasil (OMB), estima que atualmente, existam de 70 a 120 escolas que aplicam o método em todo país.
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A criança no método Montessori
O método Montessori foi desenvolvido com crianças e, segundo seu ponto de vista, são elas as construtoras da humanidade.
Por isso, o pilar dessa metodologia é tornar os pequenos cada vez mais independentes dos adultos.
Para Montessori, o desenvolvimento ocorre em etapas, chamadas de Planos de Desenvolvimento e em cada fase, as crianças buscam um novo nível de independência em relação aos adultos.
Como é uma escola montessoriana?
A escola montessoriana pretende desenvolver a autonomia do aluno, com ênfase nas suas habilidades físicas, sociais e psicológicas. Por isso, há um importante processo de observação por parte do professor, que primeiro deve identificar as potencialidades e os limites dos estudantes.
Maria Montessori foi uma grande crítica do modelo de sala de aula tradicional, em que os alunos possuem lugar definido e um único professor ensina vários estudantes ao mesmo tempo, desconsiderando as particularidades de aprendizado deles.
Por isso, em uma escola montessoriana, a sala de aula possui crianças espalhadas, tanto sozinhas como em pequenos grupos, concentradas em exercícios. Já o professor fica em meio aos alunos, auxiliando no que for preciso ou observando.
Além disso, não existe recreio, já que a teoria montessoriana não diferencia o lazer da atividade didática. Também, nessas escolas, não há um único livro com texto, pois os estudantes aprendem a pesquisar nas bibliotecas ou na internet, construindo um repertório teórico de modo autônomo, orientados pelo professor.
Nas salas de aulas, o espaço é construído e organizado para permitir que as crianças façam movimentos livres, possibilitando a elas desenvolver tanto a coordenação motora como a iniciativa pessoal. Isso porque no método montessoriano a atividade sensorial e motora são essenciais no processo de ensino e aprendizado.
Afinal, a pedagogia de Montessori não tem como foco apenas o conteúdo, mas também a forma de adquirir conhecimento e de se relacionar com o mundo. Assim, há um estímulo para que as crianças exerçam a curiosidade natural de tocar e manipular o que estiver ao seu alcance.
A médica e pedagoga Maria Montessori afirmava que, na infância, o abstrato passa pelo concreto, isto é, a criança precisa conhecer o mundo pelas mãos e pelos movimentos para conseguir interpretá-lo. Por isso, o professor deve chamar a atenção dos alunos para algumas características dos objetos, por exemplo, a forma, o tamanho, o cheiro, o barulho, a forma.
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